Disfunções do Pavimento Pélvico
Incontinência da Mulher e do Homem

Fisioterapia e reabilitação da incontinência urinária feminina e masculina

A incontinência urinária é uma situação patológica que resulta da incapacidade de armazenar e controlar a saída de urina.

Segundo a Associação Portuguesa de Urologia estima-se que em Portugal sejam afetadas 33% das mulheres e 16% dos homens, com mais de 40 anos. Esta condição pode surgir devido a inúmeros factores tais como: enfraquecimento dos músculos do pavimento pélvico, prolapso genital, envelhecimento, doenças do foro neurológico, entre outras. Nos homens a realização de uma prostatectomia é o principal factor para o aparecimento da incontinência urinaria.

A Fisioterapia é considerada pela Sociedade Internacional de Continência como a primeira escolha no tratamento da incontinência urinária de esforço.

As nossas sessões de fisioterapia baseiam-se essencialmente na reeducação e fortalecimento da musculatura do pavimento pélvico. É sempre realizada uma uma avaliação prévia global do utente no sentido de perceber quais as estruturas envolvidas e definir o plano de tratamento a realizar.

Conte com a nossa experiência e formação específica na reabilitação destas disfunções do pavimento pélvico.


Fisioterapia e reabilitação da incontinência fecal feminina e masculina

Considera-se existir incontinência anal quando há perda involuntária de conteúdo fecal pelo ânus. A incontinência para gases deve também ser incluída nesta definição. Esta é uma condição que perturba o equilíbrio emocional, social e psicológico do paciente, sendo muitas vezes ocultada por vergonha.

Várias podem ser as causas para o surgimento da incontinência fecal: parto vaginal, cirurgia ano-retal, cancro anal ou retal, diarreia, problemas neurológicos, prolapso rectal, fístulas anais,...

Sendo assim. a estratégia de tratamento da incontinência fecal depende essencialmente da sua causa específica, da extensão do problema e da idade do doente.

A fisioterapia do pavimento pélvico pode ser uma das formas de tratamento da incontinência fecal.

Os nossos tratamentos como têm como finalidade melhorar a propriocepção perineal (consciência dos músculos pélvicos), coordenação e força muscular. São também desenvolvidos programas e treino específicos para realização no domicilio. O número de sessões de fisioterapia pode variar de acordo com a identificação de onde está o problema e a resposta ao tratamento.

Sendo uma área tão específica é fundamental contar com alguém com experiência e conhecimento específicos. 


Marque aqui o seu tratamento com a nossa Fisioterapeuta Especialista em reabilitação do soalho pélvico e Uroginecologia!