Reabilitação das Disfunções do Pavimento Pélvico
Fisioterapia Pélvica na Mulher e no Homem
Reabilitação da Incontinência Urinária Feminina e Masculina
A incontinência urinária é uma situação patológica que resulta da incapacidade de armazenar e controlar a saída de urina.
Segundo a Associação Portuguesa de Urologia estima-se que em Portugal sejam afetadas 33% das mulheres e 16% dos homens, com mais de 40 anos. Esta condição pode surgir devido a inúmeros factores tais como: enfraquecimento dos músculos do pavimento pélvico, prolapso genital, envelhecimento, doenças do foro neurológico, entre outras. Nos homens a realização de uma prostatectomia é o principal factor para o aparecimento da incontinência urinaria.
A Fisioterapia Pélvica é considerada pela Sociedade Internacional de Continência como a primeira escolha no tratamento da incontinência urinária de esforço.
As nossas sessões de fisioterapia baseiam-se essencialmente na reeducação e fortalecimento da musculatura do pavimento pélvico. É sempre realizada uma uma avaliação prévia global do utente no sentido de perceber quais as estruturas envolvidas e definir o plano de tratamento a realizar.
Conte com a nossa experiência e formação específica na reabilitação destas disfunções do pavimento pélvico.

Fisioterapia e Reabilitação da Incontinência Fecal Feminina e Masculina
Considera-se existir incontinência anal quando há perda involuntária de conteúdo fecal pelo ânus. A incontinência para gases deve também ser incluída nesta definição. Esta é uma condição que perturba o equilíbrio emocional, social e psicológico do paciente, sendo muitas vezes ocultada por vergonha.
Várias podem ser as causas para o surgimento da incontinência fecal: parto vaginal, cirurgia ano-retal, cancro anal ou retal, diarreia, problemas neurológicos, prolapso rectal, fístulas anais,...
Sendo assim. a estratégia de tratamento da incontinência fecal depende essencialmente da sua causa específica, da extensão do problema e da idade do doente.
A fisioterapia do pavimento pélvico pode ser uma das formas de tratamento da incontinência fecal.

Os nossos tratamentos como têm como finalidade melhorar a propriocepção perineal (consciência dos músculos pélvicos), coordenação e força muscular. São também desenvolvidos programas e treino específicos para realização no domicilio. O número de sessões de fisioterapia pode variar de acordo com a identificação de onde está o problema e a resposta ao tratamento.
Sendo uma área tão específica é fundamental contar com alguém com experiência e conhecimento específicos em reabilitação do Pavimento Pélvico e Uroginecologia!.
Sabia que alguns sub-sistemas de saúde tais como a ADSE, SAMS, SAMS Quadros, ADM, IASFA, PT-ACS, SAD/PSP, SAD/GNR, SSMJ e alguns Seguros de Saúde (Médis, Advancecare, Multicare e outros) disponibilizam também aos seus beneficiários a possibilidade de realizar tratamentos de fisioterapia fora da sua rede de prestadores.
Através de um regime de reembolso (regime livre) pode reaver à posteriori uma percentagem do valor investido nos tratamentos de fisioterapia connosco.