Fisioterapia Respiratória | Reabilitação Respiratória

Na Purafisio, Fisioterapia Diferenciada procuramos estar sempre um passo à frente na fisioterapia que prestamos aos nossos utentes! Por isso tratamos sob orientação da melhor evidência disponível e sempre com técnicas de fisioterapia respiratória moderna.

Consulte-nos na nossa Unidade de Fisioterapia ou no seu Domicílio.

A Fisioterapia Respiratória designada também por alguns autores de cinesioterapia respiratória ajuda na resolução de problemas do foro respiratório do bebé, da criança e do adulto atuando na resolução da obstrução nasal e bronco-pulmonar, através da remoção das secreções e da melhoria da ventilação pulmonar. A reabilitação respiratória pode ajudar a melhorar a sua capacidade funcional, respiratória e motora, através do exercício físico adaptado à sua capacidade.

Fisioterapia Respiratória Adultos

A obstrução por secreções ou atelectasias são um problema no dia à dia do doente respiratório agudo crónico e crónico agudizado. A tosse constante ou a dificuldade em tossir podem também ser um problema difícil de gerir. Com a ajuda de um fisioterapeuta respiratório e da fisioterapia respiratória avançada, designada por alguns autores como cinesioterapia respiratória, pode melhorar a sua sintomatologia e recuperar qualidade de vida!

Temos profissionais com vasta experiência de intervenção em doentes com necessidade de apoio ao aparelho respiratório.

Intervimos no doente ventilado (doentes neuromusculares, traumatismo vertebro-medular) com apoio e optimização da VNI, tosse assistida (air stacking e cough assist), aspiração de secreções.

Intervimos também no controlo e ajuda na resolução de infecções respiratórias em contexto domiciliar ou na clínica.

Intervimos em problemas como pneumonia, insuficiência respiratória, aguda, crónica e crónica agudizada que habitualmente pode surgir na DPOC, na Asma, Fibrose quística Bronquiectasias, em doentes neuro musculares como a Esclerose Lateral Amiotrófica, entre outras, e também na Paralisia Cerebral ...)

Fisioterapia Respiratória Pediátrica

O seu bebé tem secreções nasais persistentes, faz ruídos a respirar, tem uma infecção respiratória ou já teve várias diagnosticadas que lhe alteram o padrão de sono, o apetite e o bem-estar?

Saiba que apesar de medicado por vezes necessitam de ajuda da fisioterapia respiratória para remover as secreções pulmonares e nasais e assim potenciar os efeitos da medicação e a acelerar a recuperação/evitar agravamento da condição.

O método de Guy Postiaux (fisioterapia respiratória moderna) baseia-se sobre novos conceitos terapêuticos que se apoiam em evidências práticas e científicas diferentes e mais eficazes que a cinesioterapia respiratória. As indicações das técnicas, colocadas a partir do exame fisioterapêutico específico, englobam todas as doenças obstrutivas e restritivas reversíveis do aparelho respiratório como por exemplo: - bronquiolite do bebé | fibrose quística |síndrome de imobilidade ciliar | rinite, sinusite | rinorreia | pneumonia | atelectasia | paresia diafragmática | bronquiectasias | asma. in: postiaux.com

Reabilitação Respiratória

As patologias respiratórias podem descondicionar fisicamente a pessoa com doença respiratória ajuda ou crónica, afetando as atividades diárias normais como a higiene pessoal ou vestir e despir. A reabilitação respiratória visa ajudá-lo a melhorar a sua capacidade funcional, respiratória e motora, através do exercício físico adaptado à sua capacidade e do ensino de estratégias de optimização da ventilação, remoção de secreções e conservação de energia .

ex. Doença Pulmunar Obstrutiva Crónica (DPOC) | Pré e pós Cirurgia cardio-torácica, abdominal | Pneumonectomias, doentes respiratórios sintomáticos com desconforto respiratório e falta de ar e dificuldade em cumprir as suas atividades diárias ...