Fisioterapia e Reabilitação Respiratória

A Fisioterapia Respiratória, conhecida também como cinesioterapia respiratória ajuda na resolução do problema respiratório do bebé, criança e do adulto actuando na resolução da obstrução nasal e bronco-pulmonar, através da remoção das secreções e da melhoria da ventilação pulmonar . A reabilitação respiratória pode ajudar a melhorar a sua capacidade funcional, respiratória e motora, através do exercício físico adaptado à sua capacidade

Fisioterapia Respiratória Adultos

A obstrução por secreções ou atelectasias podem ser um problema de difícil resolução sem ajuda do seu fisioterapeuta. A tosse ou a dificuldade em tossir podem também ser um problema difícil. Com a fisioterapia respiratória avançada conhecida por cinesioterapia respiratória ajudamos a remover as secreções e a conseguir ventilar e respirar melhor!

Temos vários anos de experiência de intervenção em diversos doentes com necessidade de apoio ao aparelho respiratório.

Intervimos no doente ventilado (doentes neuromusculares, traumatismo vertebro-medular) com apoio e optimização da VNI, tosse assistida (air stacking e cough assist), aspiração de secreções.

Intervimos também no controlo e ajuda na resolução de infecções respiratórias, pneumonias, da insuficiência respiratória, aguda, crónica e crónica agudizada que habitualmente pode surgir na DPOC, Asma, em doentes neuro musculares como a Esclerose Lateral Amiotrófica, entre outras, e também na Paralisia Cerebral ...)

Fisioterapia Respiratória Pediátrica

A fibrose quística a bronquiolite, a rinorreia (secreções nasais) e outras infecções respiratorias como a pneumonia podem tirar o sono, o apetite e o bem-estar ao bebé/criança e certamente aos pais também.

O método de Guy Postiaux (fisioterapia respiratória moderna) baseia-se sobre novos conceitos terapêuticos que se apoiam em evidências práticas e científicas.

As indicações das técnicas, colocadas a partir do exame fisioterapêutico específico, englobam todas as doenças obstrutivas e restritivas reversíveis do aparelho respiratório, como por exemplo:

- bronquiolite do bebé |  fibrose quística |síndrome de imobilidade ciliar | rinite, sinusite | pneumonia | atelectasia | paresia diafragmática | bronquiectasias | asma.

in: postiaux.com

Na Purafisio, Fisioterapia Diferenciada procuramos estar sempre um passo à frente na fisioterapia que prestamos aos nossos utentes! Por isso tratamos sob orientação da melhor evidência disponível e sempre com técnicas de fisioterapia respiratória moderna. Consulte-nos na nossa Unidade de Fisioterapia ou no seu Domicílio.

Reabilitação Respiratória

As patologias respiratórias podem descondicionar fisicamente a pessoa com doença respiratória auda ou crónica, afetando as atividades diárias normais como a higiene pessoal ou vestir e despir. A reabilitação respiratória visa ajudá-lo a melhorar a sua capacidade funcional, respiratória e motora, através do exercício físico adaptado à sua capacidade e do ensino de estratégias de optimização da ventilação, remoção de secreções e conservação de energia .

ex. Doença Pulmunar Obstrutiva Crónica (DPOC) | Pré e pós Cirurgia cardio-torácica, abdominal | Pneumonectomias, doentes respiratórios sintomáticos com desconforto respiratório e falta de ar e dificuldade em cumprir as suas atividades diárias ...