Lombalgia Crónica | Reeducação Postural Global (RPG)

25-08-2023
RPG_na_Lombalgia

Qual o tratamento para Lombalgia?

Na Purafisio, através do Tratamento RPG - Reeducação Postural Global - podemos ajudar a gerir melhora a sua Lombalgia

A Reeducação Postural Global é um conceito baseado na ideia de um sistema neuro-músculo-esquelético formado por cadeias musculares, grupos musculares que são responsáveis pela postura e pela sua alteração pois podem sofrer encurtamento devido a vários fatores. A RPG analisa o papel que os músculos encurtados das diferentes cadeias neuromusculares têm nos sintomas reportados. Com o objetivo de alongar os músculos encurtados e recrutar atividade muscular antagónica, sempre com o envolvimento ativo por parte do paciente, a RPG mostrou ser um tratamento efetivo na redução da perceção da dor e na melhoria das limitações funcionais impostas pela dor lombar crónica.

O que é a Lombalgia?

A lombalgia, dor na região da coluna lombar com ou sem irradiação para o membro inferior é uma das condições cuja RPG pode ajudar positivamente.

Apesar do curso da lombalgia ser na maioria dos casos limitado no tempo (6 semanas), com a prioridade do tratamento a ser a prevenção de recorrências e a transição para dor crónica, estima-se ainda assim que aproximadamente 20% da população possa sofrer de dor lombar crónica.

A dor lombar crónica é uma dor persistente ou com flutuações com duração superior a 3 meses. Nesta fase o tratamento deve estar focado na redução da sintomatologia dolorosa e na melhoria da função, através da educação, exercício e terapia manual.

Como Diagnosticar?

Estima-se que 80% das pessoas possam desenvolver uma lombalgia ao longo da vida e apenas em 20% dos casos é possível o diagnóstico preciso de uma estrutura anatómica lesionada.