Pilates Clínico na Dor Cervical
A cervicalgia (dor cervical) é um dos problemas mais comuns na sociedade atual.
O uso frequente e crescente de smartphones e computadores e o sedentarismo são exemplos de fatores que podem espoletar esta condição, pois favorecem posturas de anteriorização da cabeça que, quando mantidas durante muito tempo, podem provocar disfunção cervical. Isto pode acontecer devido a uma desregulação da ativação dos músculos cervicais, havendo uma diminuição da atividade dos músculos profundos (responsáveis pela estabilidade) e um aumento da atividade/sobrecarga dos músculos mais superficiais (responsáveis pela mobilização/produção de força).
A sintomatologia cervical pode ser localizada ou irradiar para outras zonas, como ombros e membros superiores e/ou cabeça (causando cefaleias).
O Pilates Clínico pode ser uma boa ferramenta de tratamento para a cervicalgia, pois promove a ativação dos músculos mais profundos, a estabilização da região com controle e o reequilíbrio muscular (flexibilidade e força). Outro ponto importante e abordado no pilates clínico é o trabalho da região escapular (estabilização escapulo torácica) que, muitas vezes, está enfraquecida ou desregulada em pessoas com queixas cervicais.
Os exercícios selecionados têm como objetivo atenuar os episódios de dor, restabelecer o equilíbrio muscular e melhorar a mobilidade.
Os Fisioterapeutas da Purafisio contam com conhecimento aprofundado da anatomia e biomecânica humana, que permite tornar a prática de Pilates mais Segura e Eficaz.
Este trabalho é realizado na Purafisio em sessões individuais e individualizadas!
(Chamada para a rede móvel nacional)