Condições neuro- músculo-esqueléticas do punho e mão

Condições neuro-músculo-esqueléticas do punho e mão

A região do punho e mão está sujeita a diferentes condições traumáticas ou degenerativas. Região anatómica com muitas implicações funcionais no nosso dia-a-dia e atividades funcionais, existem diferentes condições particularmente prevalentes como o síndrome do túnel do carpo, síndrome de Quervain, síndrome de Dupuytren, dedos em mola entre outras condições normalmente associadas a sobre-uso e degeneração dos componentes neuro-músculo-esqueléticos.

Outro tipo de condições frequentes são as condições traumáticas: fraturas do punho e mão, por exemplo as fraturas da extremidade distal do rádio (fratura de Colles), fraturas do escafóide, fraturas dos dedos, entre outras.

As diferentes condições envolvendo punho e mão, implicam uma abordagem médica adequada, e potencialmente algumas abordagens cirúrgicas para correcção. A fisioterapia irá desempenhar um papel importante nas reeducação funcional destas condições e o retorno a uma vida ativa.


Os conteúdos aqui presentes são originais, da autoria da PURAFISIO e não podem ser reproduzidos ou copiados sem autorização. Material meramente informativo. Cada condição clínica requer uma avaliação e acompanhamento individualizado.