Artrose (osteoartrose) e artrite

Artrose (osteoartrose) e artrite

A osteoartose ou simplesmente artrose, é uma patologia degenerativa que envolve toda a articulação, sendo considerada a doença reumática mais comum. Atinge, essencialmente, a cartilagem articular presente nas extremidades dos ossos que se articulam entre si.

A prevalência aumenta com a idade, tornando-se mais frequente a partir dos 40 anos, pois as articulações começam a ter menor capacidade de regeneração e adaptação. É mais comum surgir artrose em algumas articulações como os joelhos, os dedos das mãos e pés, as ancas e a coluna vertebral.

Os sintomas principais são: dor, rigidez, limitação da mobilidade e a deformidade articular. A osteoartrose não tem cura, mas o tratamento é importante para permitir a manutenção de uma vida ativa e funcional.

Existem também condições degenerativas com fenómenos inflamatórios agudizados (artrites) e diferentes formas de condições reumáticas que também causam disfunção articular e peri-articular.


Os conteúdos aqui presentes são originais, da autoria da PURAFISIO e não podem ser reproduzidos ou copiados sem autorização. Material meramente informativo. Cada condição clínica requer uma avaliação e acompanhamento individualizado.