Fisioterapia Respiratória Pediátrica

Fisioterapia Respiratória Pediátrica

A fibrose quística, a bronquiolite, a rinorreia (secreções nasais) e outras infecções respiratorias como a pneumonia podem tirar o sono, o apetite e o bem-estar ao bebé/criança e certamente aos pais também. A Fisioterapia Respiratória Pediátrica (vulgarmente conhecida como cinesioterapia respiratória) ajuda na resolução do problema do seu bebé ou criança ajudando na resolução da obstrução, através da remoção das secreções e da melhoria da ventilação pulmonar .

A Fisioterapia Respiratória Pediátrica (vulgar e erradamente designada como "cinesioterapia respiratória") ajuda na resolução do problema respiratório do bebé ou criança ajudando na resolução da obstrução bronco-pulmonar.

O método de Guy Postiaux (fisioterapia respiratória moderna) baseia-se sobre novos conceitos terapêuticos que se apoiam nas demonstrações científicas necessárias.

Guy Postiaux demonstrou que:

-as secreções brônquicas são mobilizadas contra a gravidade e não graças à gravidade, como tem sido admitido e que invalida a noção de drenagem postural.

-as expirações lentas têm uma acção depurativa (clairance) preferencial sobre os pequenos brônquios e devem ser preferidas às expirações forçadas, que têm tomado o lugar das expirações lentas.

-as inspirações lentas têm uma acção depurativa preferencial sobre o tecido pulmonar.

- a obstrução das vias aéreas extra-torácicas requer um tratamento mecânico e novas técnicas pediátricas.

Estes princípios permitiram explicar e descrever novas técnicas de fisioterapia na obstrução bronco-pulmonar:

As indicações das técnicas, colocadas a partir do exame fisioterapêutico específico, englobam todas as doenças obstrutivas e restritivas reversíveis do aparelho respiratório, como por exemplo:

-bronquiolite do bebé;

fibrose quística;

síndrome de imobilidade ciliar;

rinite, sinusite;

pneumonias;

atelectasias;

bronquiectasias e asma.

in: postiaux.com

Na Purafisio procuramos estar sempre um passo à frente na fisioterapia que prestamos aos nossos utentes! Por isso tratamos sob orientação da melhor evidência disponível e sempre com técnicas de fisioterapia respiratória moderna.